Atlético encara Juventude e busca 1ª vitória como visitante no Brasileiro
Time comandado por Cuca também quer encerrar ‘fantasma’ dos dois gols sofridos quando atua fora de Casa
Publicado em 05/05/2025 07:36
Principais notícias do Dia

O Atlético volta a campo nesta segunda-feira (5) e vai em busca da primeira vitória como visitante na atual edição do Campeonato Brasileiro. A partir das 20h (de Brasília), o time comandado pelo técnico Cuca encara o Juventude. A partida da sétima rodada será disputada no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Com seis pontos conquistados, em 18 possíveis, o Galo tenta se distanciar dos quatro últimos colocados e, automaticamente, não se distanciar demais do pelotão de frente da competição mais importante do país. O “Ju”, com um ponto a mais, ainda não foi derrotado em seus domínios.

Para o confronto no Sul do país, Cuca não poderá contar com Hulk. Artilheiro do Atlético na temporada, com 11 gols marcados, e principal jogador do elenco, o camisa 7 recebeu o terceiro cartão amarelo no empate por 2 a 2 com o Mirassol e terá que cumprir suspensão.

Além dele, o técnico atleticano também segue com baixas importantes. Ao todo, são sete jogadores entregues aos cuidados do departamento médico, em diferentes fases de recuperação. Ele pode optar por utilizar apenas Rony e Tomás Cuello no setor ofensivo. Neste cenário, deve utilizar uma linha de cinco na defesa, com Rubens e Natanael nas alas, e com um meia fazendo companhia a Gustavo Scarpa.

Departamento médico do Galo

Caio Maia - se recupera de cirurgia no joelho, realizada no início do ano;

Cadu - se recupera de cirurgia no joelho, realizada no fim de 2024;

Alan Franco - se recupera de lesão óssea no joelho;

Lyanco - se recupera de lesão no músculo adutor da coxa;

Gabriel Menino - se recupera de lesão ligamentar no joelho;

Júnior Santos - se recuperou de lesão e já iniciou o processo de transição;

Guilherme Arana - se recupera de lesão muscular na coxa direita;

Campanha do Galo no Brasileiro

Até o momento, o Galo acumula derrotas para Grêmio e Santos, empates contra São Paulo, Vitória e Mirassol, e uma vitória sobre o Botafogo.

Tabus como visitante

Nos 14 duelos contra o Juventude, todos como visitante e considerando todas as competições, o Atlético jamais sofreu mais de um gol para o adversário. Este assunto vem à tona no momento em que o time de Cuca sofreu dois tentos em todas as partidas realizadas fora de casa na atual edição da Série A.

Além disso, a última derrota para a equipe gaúcha no Brasileirão, jogando fora de casa, aconteceu em 2003. Naquela época, a competição ainda não tinha o formato atual, iniciado em 2005. Ao invés de 20 clubes, eram 24.

Mudanças no Juventude

O Juventude deve ir a campo contra o Atlético com mudanças na equipe titular. Após a derrota para Inter no sábado (26), também pelo Brasileirão, o técnico Fábio Matias avalia uma nova estratégia para o duelo deste início de semana. O comandante deve privilegiar um meio de campo mais ‘povoado’. Com isso, Mandaca e Jean Carlos podem ingressar no time.

Esta modificação tática era esperada contra o Inter, porém, não foi utilizada. Matias entendeu que um esquema com uma linha de cinco jogadores na defesa seria a melhor maneira de enfrentar o adversário.

Retornos de lesão

O atacante Gabriel Taliari se recuperou de uma lesão no tornozelo e deve estar à disposição para enfrentar o Atlético. O jogador é mais uma alternativa para o ataque, que ainda conta com Batalla buscando uma vaga entre os 11 iniciais.

 

O volante Caíque é outra novidade. Após um grave problema no joelho, o atleta jogou por meia hora no amistoso. Porém, deve começar no banco de reservas.

 

Juventude x Atlético

Juventude

Marcão; Ewerthon, Rodrigo Sam, Marcos Paulo (Abner) e Alan Ruschel; Giraldo, Jadson, Mandaca e Jean Carlos; Ênio e Gilberto. Técnico: Fábio Matias.

Atlético

Everson; Natanael; Igor Rabello, Alonso, Vitor Hugo e Rubens; Fausto Vera, Igor Gomes e Gustavo Scarpa; Tomás Cuello e Rony. Técnico: Cuca.

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Data: 5 de maio de 2025 (segunda-feira).

Horário: 20h (de Brasília).

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias no Sul.

Arbitragem: Bruno Pereira, auxiliado por Alessandro Alvaro Rocha de Matos e Daniella Coutinho Pinto.

VAR: Diego Pombo Lopez.

Transmissão: Premiere e Sportv

A Itatiaia também transmite o confronto pelo 95,7 FM, 610AM e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial).

Comentários