Bem no Brasileirão, Cruzeiro ‘vira a chave’ por sobrevivência na Sula
Equipe de Leonardo Jardim ainda não pontuou e tem cenário complicado em busca de sequência na competição Continental
Publicado em 06/05/2025 07:24
Principais notícias do Dia

Em alta na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro não teve muito tempo para comemorar a vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, no último domingo (4), no Mineirão. O time de Leonardo Jardim agora direciona seus esforços em busca da sobrevivência na Copa Sul-Americana.

A equipe cruzeirense enfrenta o Mushuc Runa-EQU, na quarta-feira (7), às 21h30 (de Brasília), pela quarta rodada da competição continental. A bola rola no Estádio Olímpico de Riobamba, em Riobamba-EQU.

Para seguir vivo no torneio, o Cruzeiro precisa ganhar. O time é o lanterna do Grupo E, ainda sem pontuar. O Mushuc lidera, com nove, enquanto Palestino-CHI é o segundo, com seis, e o Union de Santa Fe-ARG é o terceiro, com três.

Caso perca ou empate, o time celeste não terá mais chances de avançar na liderança da chave e, a depender do resultado de Union x Palestino, estará definitivamente eliminada do torneio.

Cenário do Cruzeiro por permanência na Sul-Americana

A Itatiaia entrou em contato com Gilcione Costa, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e um dos responsáveis pelo site Probabilidades no Futebol. O profissional calculou as chances do Cruzeiro na Sul-Americana.

Chances de terminar na liderança do grupo

Cruzeiro - 0.26%

Union de Santa Fe-ARG - 2.94%

Palestino-CHI - 74.12%

Mushuc Runa-EQU - 74.12%

Para se classificar diretamente às oitavas de final, o Cruzeiro precisa vencer todas as três rodadas restantes e, além disso, torcer por derrotas do líder Mushuc.

O saldo de gols também precisará ser superado. Neste momento, os equatorianos têm saldo de +5, enquanto os mineiros têm saldo de -3.

Chances de terminar em segundo lugar

Cruzeiro - 4.6%

Union de Santa Fe-ARG - 17.85%

Mushuc Runa-EQU - 21.61%

Palestino-CHI - 55.88%

Na Sul-Americana, apenas o líder do grupo se garante nas oitavas. O segundo colocado de cada chave precisa enfrentar um dos terceiros colocados da Copa Libertadores em uma eliminatória de ida e volta.

Bom momento do Cruzeiro

O Cruzeiro aposta na boa sequência na temporada para vencer seu primeiro jogo na atual edição da Copa Sul-Americana. O time de Jardim vem de triunfos no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

Cruzeiro 1x0 Vasco (Parque do Sabiá) - sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Cruzeiro 2x0 Vila Nova (Mineirão) - jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil

Cruzeiro 2x1 Flamengo (Mineirão) - sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Mudanças à vista

Leonardo Jardim promoverá mudanças na equipe. O zagueiro Lucas Villalba, com desgaste após sequência de jogos, e Christian, que passará por pequena cirurgia ortodôntica, serão desfalques.

Além deles, Gabigol, que apresentou mialgia nos músculos posteriores das coxas, também não viajou para o Equador.

O técnico português já havia indicado, em entrevista coletiva após a vitória contra o Flamengo, que mexeria no time para enfrentar o Mushuc Runa-EQU. O Cruzeiro tem aproveitado a Copa Sul-Americana para rodar o elenco.

“No próximo jogo, de quarta-feira (7), o Cruzeiro terá algumas mudanças, com certeza, em relação a esta equipe (que venceu o Flamengo). Não é para poupar, é para gerir. Temos alguns jogadores que querem jogar, temos alguns jovens da formação que, aos poucos, vamos colocar para jogar”, revelou Jardim.

“Vamos ter algumas alterações, como fizemos até aqui nessa competição. Mas acredito que os jogadores estarão imbuídos de um bom espírito e temos que ter essa noção que vamos mudar a equipe, mas o objetivo é ser competente. E se vamos ou não conseguir, será visto na quarta-feira”, completou.

Comentários