O Cruzeiro segue com números positivos recentes na temporada e ampliou sua invencibilidade em 2025. O clube celeste vem de goleada com os 4 a 0 em cima do Sport, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mais essa vitória faz o time de Leonardo Jardim acumular cinco partidas sem derrota, até aqui, no ano.
Dessa sequência de invencibilidade são três vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro (Vasco, Flamengo e Sport), um triunfo na Copa do Brasil (Vila Nova-GO) e um empate na Copa Sul-Americana (Mushuc Runa-EQU).
É a melhor marca desde a sequência alcançada com o técnico Fernando Seabra entre 23 de abril e 30 de maio de 2024, quando a equipe ficou seis jogos sem perder. Foram cinco vitórias (Vitória, Alianza-COL, Atlético-GO, Unión La Calera-CHI e Universidad de Quito-EQU) e um empate (Unión La Calera-CHI).
Para o técnico Leonardo Jardim, o bom momento do Cruzeiro no ano tem uma explicação: trabalho.
“Quando eu cheguei (ao Cruzeiro) em fevereiro, disse que a intensidade tinha que aumentar em relação ao jogo. Trabalhamos durante um mês para que essa intensidade fosse possível dentro de campo. Não é só pedir intensidade, tem que trabalhar, e fizemos isso. Tentamos encontrar as peças para uma estratégia, e aos poucos e poucos fomos corrigindo com jogadores que adaptam melhor às estratégias”, revelou.
Para chegar a essa adaptação, Leonardo Jardim precisou fazer mudanças impactantes no time. O português colocou uma das maiores contratações da temporada, o atacante Gabigol, no banco; e avalizou à saída de Dudu do clube, após problemas internos.
Boa fase
O Cruzeiro não sabe o que é perder desde o dia 24 de abril. O último revés aconteceu para o Palestino, por 2 a 1, na cidade de Coquimbo, no estádio Francisco Rumoroso, na terceira rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.
No recorte do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro não perde desde o dia 20 de abril, quando sofreu revés por 1 a 0 para o Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, na 6ª rodada.
Análise de quem joga
Para o zagueiro Fabrício Bruno, a união dos atletas proporcionou uma mudança de postura dentro de campo. E isso fez o Cruzeiro mudar sua rota no Brasileirão.
“Passamos por um momento difícil, e foi difícil pra caramba para todos os jogadores. Foi um momento de desconfiança muito grande, mas, a partir do momento que nos unimos e nos fechamos, porque a desconfiança não se pode ter no elenco. A gente se uniu cada vez mais para passar por esse momento difícil”, revelou, após a goleada por 4 a 0 em cima do Sport.
“Fomos de mãos dadas, todo mundo do clube, passar por esse momento ruim para viver a boa fase que vivemos agora. É só o começo, temos que trabalhar cada dia mais”, completou.
Dos cinco jogos de invencibilidade, o Cruzeiro não sofreu gols em três. O time celeste marcou dez gols e sofreu dois nesse recorte.
“A gente encaixou uma forma de jogar, estamos tendo grandes êxitos. A função, o que se passa para não levarmos gols, é pela pressão que está sendo executada lá na frente (ataque). Está um time muito compacto, conjunto muito próximo, isso faz com que a função de cada um fique até um pouco mais fácil”, disse.