Incêndio em fábrica de fantasias no RJ deixa mais de 20 feridos, vários em estado Grave
Publicado em 12/02/2025 12:51
Principais notícias do Dia

Mais de 20 pessoas se feriram e 10 delas estão em estado grave após o incêndio que destruiu a fábrica de fantasias de carnaval no Rio de Janeiro durante a manhã desta quarta-feira (12). Cerca de quatro pessoas foram salvas do fogo ao se refugiarem na parte externa de uma das janelas nos fundos da fábrica.

A maioria das vítimas, foram atendidas com queimaduras e dificuldade de respirar devido à inalação de fumaça. O Corpo de Bombeiros afirmou que a fábrica estava com documentação irregular, além de um registro da Receita Federal, que afirma que a Maximus Ramo Confecções de Vestuário, está inapta a funcionar. Conforme o documento, o local se encontra nessa situação desde outubro de 2023 por motivo de omissão de declarações.

Resgates e desabafos dos sobreviventes

Uma das vítimas do incêndio conversou com a Itatiaia e contou como percebeu a situação e como conseguiu se salvar após descer por um buraco do segundo para o primeiro andar. Conforme os funcionários, muitos deles dormem na fábrica de segunda a sexta-feira, e que durante a manhã de hoje, ao acordar, ele escutou o estouro do vidro e uma voz gritando 'é fogo’.

Um vizinho da fábrica falou que ouviu gritos de socorro e ajudou no resgate inicial. A fábrica de fantasias é uma das mais conhecidas pelas escolas de samba da capital carioca. O Corpo de Bombeiros informou que diversas equipes atuaram no combate às chamas, além de grupamento aéreo. Os militares foram acionados às 7h39 para a ocorrência na Rua Roberto Silveira. Segundo o governo do Rio de Janeiro, mais de 30 viaturas e 90 bombeiros estão no local, incluindo especialistas em salvamento em altura.

Escolas de samba perderam ‘tudo’

De acordo com Paulo Santi, Superintendente Geral de Carnaval do Império Serrano, no qual perdeu todos os itens que estavam dentro da fábrica, o “acidente foi grave”. Os danos materiais ainda estão sendo contabilizados. Por meio de nota, a escola já havia afirmado que toda sua produção se encontra na Maximus Ramo Confecções de Vestuário.

Pelo menos cinco escolas tinham fantasias dentro do local que pegou fogo. Devido aos materiais inflamáveis, o fogo se espalha rapidamente.

Império Serrano

Unidos da Ponte

Academicos de Vigario Geral

Unidos de Bangu

Em Cima Da Hora

“A Liga RJ seguirá acompanhando de perto as investigações e as consequências desse triste episódio, reafirmando seu apoio a todas as agremiações atingidas”, destaca o comunicado.

O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes usou as redes sociais para se posicionar sobre o assunto e disse independente de qualquer coisa, nenhuma das escolas serão rebaixadas.

“Conversei agora com o presidente Hugo Júnior da série Ouro que me deu mais detalhes das 3 escolas afetadas pelo incêndio de hoje em Ramos. Já tomamos a decisão de que , independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no carnaval desse ano. Havendo possibilidade de desfilar, as três serão consideradas. Como estou em Brasília, o vice-prefeito @CavaliereRJ está acompanhando de perto a situação. Deixo o meu abraço aos componentes do Império Serrano, da Unidos da Ponte e da Unidos de Bangu, agremiações que tanto orgulham o Carnaval carioca. A prefeitura do Rio estará ao lado de vocês”, disse ele.

 

Comentários