A Polícia Militar de Minas Gerais conseguiu desarticular neste sábado (19) parte de uma quadrilha interestadual conhecida como ‘Gangue dos Enzos’. O grupo, que conta com o apoio do Primeiro Comando da Capital (PCC) e atua em diversas regiões do Brasil, realizando assaltos a residências.
Conforme as investigações, a gangue opera de forma sofisticada, com ‘patrões’ selecionando alvos através de uma rede de informantes espalhados pelo país. Os criminosos buscam informações sobre moradores e situações propícias para agir.
Modus Operandi
Em uma ação recente, os criminosos tentaram invadir um apartamento que estava vazio. Aproveitaram do horário de almoço do porteiro, quando somente um auxiliar de serviços gerais estava de plantão. Um dos suspeitos, bem-vestido para não levantar suspeitas, alegou ser morador e ter esquecido a chave.
O auxiliar, desconfiado, permitiu a entrada, mas logo em seguida contatou o porteiro, que confirmou se tratar de uma atividade criminosa. A polícia foi imediatamente acionada.
Confronto e Prisão
Ao chegar ao local, as autoridades se depararam com uma situação tensa. O funcionário do prédio havia entrado em luta corporal com um dos criminosos, que portava uma chave de fenda. A intervenção policial resultou na prisão de Davi Oliveira Areias, de 18 anos, que tentou se passar por menor de idade.
Outro membro da gangue, identificado como Arthur Nicotera Martins, conseguiu fugir. Nascido em São Paulo, Martins já possui mandado de prisão no Rio Grande do Sul.