A partida contra o Palestino-CHI, às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (24), tem tons de decisão para o Cruzeiro na Copa Sul-Americana, já que o time ainda não venceu no Grupo E. A situação delicada deste ano se assemelha ao cenário vivido pela equipe estrelada na campanha de 2024.
Antes de ser vice-campeão para o Racing e vencer duelos eliminatórios importantes, o time precisou emplacar 100% de aproveitamento nas três últimas rodadas da fase de grupos para chegar ao mata-mata.
Nesta edição, porém, o panorama é ainda mais complicado, mas a arrancada da última temporada pode ser encarada como um “espelho”.
Dificuldade ‘extra’ da Sul-Americana
Vale lembrar que, na Copa Sul-Americana, apenas os líderes das chaves avançam de forma direta às oitavas de final. Os segundos colocados precisam disputar uma eliminatória com os terceiros colocados dos grupos da Libertadores.
Cenário de 2024
O Cruzeiro empatou os primeiros três jogos e chegou à quarta rodada com a obrigação de vencer todos os duelos restantes. Na altura, o time então treinado por Fernando Seabra tinha três pontos, enquanto a Universidad Católica-EQU liderava com sete.
Qualquer tropeço poderia ser fatal para a equipe estrelada na sequência do torneio. No segundo turno, a Raposa venceu Alianza-COL, Unión La Calera-CHI e a própria Católica para chegar aos 12 pontos e liderar, de forma definitiva, o grupo.
Cenário de 2025
Agora, depois de dois jogos, o Cruzeiro amarga a lanterna, ainda sem ponto, e vê o Mushuc Runa-EQU liderar com seis. Com 12 pontos a serem disputados, a equipe mineira ainda tem chances de reverter o cenário e avançar em primeiro.
Para isso, o time de Leonardo Jardim tem que ser praticamente perfeito nas quatro rodadas finais e repetir a arrancada do ano passado. Além disso, precisa contar com tropeços dos equatorianos.
Outros integrantes da chave, Unión de Santa Fe-ARG e Palestino-CHI têm três pontos cada um.
Jogos restantes do Cruzeiro na fase de grupos Sul-Americana
Palestino-CHI x Cruzeiro (24/04, às 21h30) - Estádio Municipal Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile
Mushuc Runa-EQU x Cruzeiro (07/05, às 21h30) - Estádio Olímpico de Riobamba, em Riobamba, no Equador
Cruzeiro x Palestino-CHI (14/05, às 21h30) - Mineirão, em Belo Horizonte
Cruzeiro x Unión-ARG (28/05, às 21h30) - Mineirão, em Belo Horizonte