A diretoria do Cruzeiro já iniciou o mapeamento de jogadores no mercado como possíveis alvos para a próxima janela de transferências, no meio do ano. Um nome que volta ao radar celeste é o do zagueiro argentino Valentín Gómez, de 21 anos, do Vélez Sarsfield-ARG. O time celeste tem o interesse em abrir novas negociações com El Fortín.
De acordo com apuração da Itatiaia, a intenção do Cruzeiro é tentar ao menos o empréstimo do jogador. A diretoria do clube celeste não pretende gastar alta quantia nas próximas janelas. A ideia é buscar peças que possam atender os anseios do técnico Leonardo Jardim, sem um volume maior de gastos. Ainda não houve uma proposta oficial pelo jogador.
Apesar da intenção do Cruzeiro, o Vélez tem outros planos para Valentín. O clube, segundo uma fonte da diretoria argentina disse à reportagem, só se interessa pela venda do jogador. O valor, para início de conversa, seria de 8 milhões de euros (R$ 50,4 milhões na cotação atual).
Além do Cruzeiro, clubes da Europa seguem com o monitoramento de Valentín Gómez.
Nova negociação
Cruzeiro e Vélez Sarsfield-ARG negociaram Valentín Gómez no começo da temporada. No entanto, por diversas exigências inesperadas feita pela diretoria argentina e até atrasos em respostas sobre a oferta celeste, o negócio acabou não acontecendo.
À época, segundo Alexandre Mattos, então CEO do Cruzeiro, os dois clubes chegaram a acertos algumas vezes. Porém, os argentinos regrediram no acordo. A operação giraria na casa dos 9 milhões de euros (cerca de R$ 56 milhões) por 90% dos direitos econômicos do jogador.
“No caso do Valentín, a gente chegou, por algumas etapas, em acordos já tidos como feitos. As coisas foram caminhando de sempre aparecer algo a mais, um empecilho a mais, um pedido a mais, seja financeiro ou de outra coisa. Até que, no sábado, a gente fez um acordo final, em uma reunião. Ficamos aguardando uma reunião da junta diretiva e a gente, depois de idas e vindas de propostas, a gente colocou um prazo final nisso. Porque tem que se encerrar isso”, revelou o CEO em entrevista coletiva no dia 11 de janeiro.
Valentín, depois da frustrada negociação com o Cruzeiro, foi negociado pelo Vélez com um grupo de investidores chamado Foster Gillett, responsável por controlar a Udinese, da Itália.
Esse negócio gerou problemas para o Vélez, tendo em vista que o grupo que adquiriu Valentín Gómez deu o calote no clube argentino. Com isso, o jovem zagueiro voltou para o Fortín.
Gómez voltou a jogar pelo Vélez Sarsfield-ARG no dia 7 de março, em jogo do Campeonato Argentino. Ele tem 12 jogos, sendo oito pelo Nacional e quatro pela Copa Libertadores.