O papa Leão XIV celebrou, neste domingo (18), a missa de entronização, que inaugura oficialmente o seu período como líder da Igreja Católica. A celebração iniciou-se às 10h do horário local (5h em Brasília), na Basílica de São Pedro.
O pontífice chegou à Praça de São Pedro em um papamóvel, sendo recebido por milhares de fiéis, incluindo líderes mundiais. Ele pediu que a Igreja Católica seja um ‘fermento’ de esperança e unidade, além de pedir amor à humanidade.
Leão XIV, ainda na homilia, condenou o sistema econômico responsável pela marginalização dos pobres e exploração dos recursos da terra.
O pontífice recebeu o Pálio, pano branco de lã que representa o papa como pastor à frente da Igreja Católica, e o Anel de Pescador, objeto individual de cada papa e que serve para selar documentos. Papa Leão XIV renunciou ao tradicional trono, colocado atrás do altar.
Ao menos 250 mil pessoas estavam no local, incluindo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D Vance.