Um conflito entre Índia e Paquistão na região da Caxemira deixou ao menos 38 mortos, sendo 26 paquistaneses e 12 indianos, após bombardeios de Nova Délhi contra o país vizinho e disparos de artilharia na região.
O governo indiano afirmou que nove acampamentos terroristas em território paquistanês foram destruídos, de acordo com a Agence France Presse. Já o Paquistão afirmou que derrubou 5 aviões de combate da Índia.
Ainda conforme o governo paquistanês, os 26 mortos são civis inocentes, incluindo duas crianças, que morreram durante o bombardeio.
Já a Índia afirmou que 12 pessoas morreram e 38 ficaram feridas em Poonch, devido aos disparos da artilharia do Paquistão.
O Comitê de Segurança Nacional do Paquistão pediu à comunidade internacional que reconheça ‘a gravidade das ações ilegais e injustificáveis da Índia e a responsabilize’ pela violação do direito internacional.
Um atentado no mês passado na parte indiana da Caxemira deixou os ânimos dos dois países ainda mais quentes e hostis. Nova Délhi responsabiliza Islamabad pelo ataque, o que o Paquistão nega.
A região da Caxemira é dividida entre os dois países e é alvo de disputa desde que os dois países se tornaram independentes do Reino Unido, em 1947.