A BR-25' registrou mais dois acidentes envolvendo caminhões entre a noite dessa quinta (15) e a madrugada desta sexta-feira (16). Em pouco mais de 48 horas, a estrada que passa pelo Norte de Minas teve cinco acidentes, com onze mortes e treze feridos.
As ocorrências mais recentes foram em trechos de Salinas e Francisco Sá. Nesta madrugada, um caminhão e uma carreta bateram na altura do KM 268. Os dois motoristas tiveram ferimentos leves. Horas antes, na noite de quinta (15), o acidente envolvendo três veículos na altura do KM 429 matou o motorista de um caminhão-caçamba, que ficou preso às ferragens.
Os outros dois veículos envolvidos são um caminhão carregado de batatas e um carro de passeio que estavam fora da pista. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as cinco pessoas que estavam no carro não tiveram ferimentos.
Já o motorista do caminhão com batatas não foi encontrado no local, mesmo após buscas feitos pelos bombeiros.
Testemunhas informaram aos militares que o caminhão-caçamba e o veículo de passeio deslocavam no sentido Montes Claros/Salinas e o caminhão carregado de batatas seguia no sentido contrário quando houve a batida entre os dois caminhões. Na sequência, o carro de passeio foi atingido. O trecho da BR-251 ficou interditado por cerca cinco horas.
Tragédias
A tragédia mais grave ocorreu na noite de terça-feira (13), quando uma carreta invadiu a contramão na altura do km 446 , em Grão Mogol, atingiu uma van, matou nove pessoas e deixou outras dez feridas.
Menos de 24 horas depois, um caminhão carregado com bois tombou no km 475, na Serra de Francisco Sá. O motorista de 45 anos morreu.
Já na madrugada desta quinta-feira (15), um caminhão carregado de batata doce tomou no KM 333 da BR-251. O motorista, de 37 anos, ficou preso às ferragens, foi resgatado e socorrido para a Upa de Salinas.
‘Mais perigosa do Brasil’
Quem passa pela rodovia classifica a BR-251 como a mais perigosa do Brasil. “Não tem fiscalização, não tem radar. Motorista de carreta não respeita nada!! As estradas de Minas matam mais que uma guerra”, escreveu um seguidor do perfil da Itatiaia no Instagram.
“Quantas pessoas já perderam a vida nessa estrada, sem dúvidas a mais perigosa do Brasil”, comentou outro.
“Rodovia mais perigosa do Brasil. Não existe lei, não existe fiscalização. Vale apenas a lei do maior veículo, ele é quem manda no trecho”, escreveu outro motorista
Um acidente a cada dois dias
Dados consolidados pelo painel de acidentes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) mostram que a estrada registrou, nos primeiros três meses deste ano, um acidente a cada dois dias.
Entre janeiro e março de 2025, foram 73 acidentes. Nos doze meses de 2024, o número total foi de 233, enquanto em 2023 foram 198 acidentes na rodovia.